Estado do Mato Grosso


CSW/CSW

 RGB (40, 20, 100)

 RGB (34, 177, 76)

 RGB (255, 240,0)

 RGB (255, 255, 255)

Proporção: 7 x 10



Bandeira do Estado do Mato Grosso , Decreto 2/1890

Adoção: 31.01.1890

Desenho Modular da bandeira

A bandeira do Estado do Mato Grosso é uma das mais antigas  bandeiras estaduais, oficialmente adotadas no Brasil , a sua adoção ocorreu apenas 73 dias depois da Bandeira do Brasil, foi instituída pelo Decreto n° 2 de 31 de janeiro de 1890.  Assim reza o referido Decreto:

 

"O Brigadeiro Antonio Maria Coelho, Governador do Estado de Mato Grosso por aclamação do povo e nomeação do Governo Provisório dos Estados Unidos do Brasil,

 

DECRETA:

Art. 1º A bandeira particular do Estado Federal de Mato Grosso será azul, com losango branco, no centro deste uma esfera ou globo verde e uma estrela amarela com os raios tocando a circunferência da esfera.

Art. 2º Esta bandeira será alvorada nos dias de gala, abaixo da bandeira nacional.

Palácio do Governo do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, 31 de janeiro de 1890."

Como se verifica o referido Decreto que voltou a vigorar, após o período da bandeira única por meio do Art. 140, da Constituição do Estado de Mato Grosso de 11 de julho de 1947, não menciona o desenho modular da bandeira, exceto a menção ao fato dos raios da estrela tocarem na "circunferência da esfera"; assumindo-se assim, no que cabe os padrões da bandeira nacional.

Sua simbologia e as cores da bandeira retratam as cores da bandeira nacional, o azul escuro retrata o exato momento da noite de 15 de novembro de 1880, vista do Rio de Janeiro, cidade que serviu de cenário para a Proclamação da República. O branco a paz e o verde as matas mato-grossenses, o amarelo simboliza as riquezas minerais, como o ouro,  uma das riquezas de Mato Grosso.

Bandeira Insígnia do Governador do Estado:

 

O Governador do Estado tem ainda uma bandeira-insígnia que é exibida no gabinete do Governador, bem comopara hasteamentosempre que o Governador se encontra presente em um determinado prédio público.

 

Trata-se de uma campo azul com o brasão de armas do Estado ao centro, o brasão de armas do Estado do Mato Grosso é o  adotado pela Resolução Legislativa n° 799, de 14 de agosto de 1918.

 voltar à página inicial